MAD - 010 - Estratégia

 

Ementa:

Conceitos de administração estratégica. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e aplicação. Estratégia empresarial: conceitos, formulação e técnicas de delineamento estratégico. Organização estratégica: conceitos e administração corporativa. Unidades estratégicas de negócios. Direção estratégica: conceitos e abordagens. Controle estratégico: conceitos, metodologias e aplicação. Resistências à Administração estratégica: conceitos e abordagens. Negociação estratégica. Avaliação de novos negócios: conceitos e técnicas. Aplicação no setor público. Características do executivo estrategista.

Bibliografia:

AKERLOF, G, The market for Lemons: qualitative uncertainty and the market mechanism. Quartely Journal of Economics. 84, 1970, pp. 488-500.
ANDREWS, K.R. The concept of corporate strategy. In: The strategy Process: concepts, contexts, cases, 2º ed. Prentice Hall, Englewood Cliffs, N.J., 1991.
ANSOFF, H. Igor. Nova Estratégia empresarial. São Paulo : Atlas, 2001.
BALAKRISHNAN, Srinivasan; WERNERFELT, B. Technical chance, competition and vertical integration. Strategic Management Journal. 7(4): 289-308, jul-ago 1986.
BALKIN, David B. e GOMEZ-MEJIA, Luiz R. Matching compensation and organization strategies. Strategic Management Journal, vol. 11, p 153-169, 1990.
BETHLEM, Agrícola. Gestão estratégica em empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2005.
BOLT, James F. Taylor executive development to strategy. Harvard Business Review, Nov./Dez. 1985, p . 168-176.
CHANDLER, Alfred Dupont. Strategy and structure: chapters in the history of industrial enterprise. Cambrigde Mass.: MIT Press, 1990.
DUTTA, Biplab K.; KING, William. Metagame analysis of competitive strategy. Strategic Management Journal, 1(4): 357-370, out-dez 1980.
FREDRICKSON, James V. An exploratory approach to measuring perceptions of strategic decision process constructs. Strategic Management Journal, 7(5): 473-483, set/out 1986.
GAVETTI, Giovanni; LEVINTHAL, Daniel A.; RIVKIN, Jan W. Strategy making in novel and complex worlds: the power of analogy. Strategic Management Journal. 26(8): 691-712, 2005.
GLUECK, William F. Business policy and strategic management. McGraw Hill Kogakusha, 1980.
HAMMER, M. e CHAMPY, J Reengenharia. Rio de Janeiro, Campus, 1993.
HARRIGAN, K.R. Strategy for declining business. Lexignton, Mass D.C. Heath & Co., 1980.
Hax, AC. e Majluf, N.S. Strategic Management : an integrative perspective . Englewood Cliffs, N.J. Prentice Hall, 1984.
HOFLER, C.W Toward a contingency theory of business strategy. Academy of Management Journal, 18(4): 784-810. Dez 1975
MILGROM, P.; ROBERTS, J.. The economics of modern manufacturing: technology, strategy and organization. American Economic Review. 80(6), 1990, pp. 511-528.
MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safari da Estratégia. São Paulo: Bookman, 1999.
PRAHALAD, C.K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review. May-June 1990, pp. 57-69.
PIERCY, Nigel F; LANE, Nikala. The hidden risks in strategic account management strategy. The Journal of Business Strategy. 27(1): 18-27, 2006.
PORTER, Michael. Estratégia Competitiva. São Paulo: Campus, 2005.
PORTER, Michael. Vantagem Competitiva. São Paulo: Campus, 1990.
PORTER, Michael; MONTGOMERY, Cyntia A. Estratégia. São Paulo: Campus, 1998.
SALONER, G. Modeling, game theory, and strategic management. Strategic Management Journal. 12, Winter 1991, pp. 119-136.
STAVINS, J. Estimating demand elasticities in a differentiated product industry: the personal computer market. Journal of Economics and Business. 49, JulyAugust 1997, pp. 347-367.